Taison colocou Paquetá, Rodrygo e Vini Jr no chinelo e liderou na Europa
O meia-atacante Taison, formado nas categorias de base do Inter, está apresentando um bom desempenho na Grécia. O atleta, inclusive, desbancou Paquetá, Rodrygo e Vinicius Júnior para assumir o posto de maior garçom brasileiro no futebol europeu nesta temporada. Por conta das atuações relevantes, o atleta de 36 anos foi coroado com mais um título em sua carreira.
Taison distribuiu 13 assistências pelo PAOK, sendo que 10 passes foram na campanha vitoriosa do clube no Campeonato Grego e mais três na Conference League. Diante dos números apresentados, ele encerrou a hegemonia de dois anos do atacante Vinicius Júnior e virou o representante brasileiro com mais passes para gol no Velho Continente em 2023/24.
O levantamento considera os jogadores que atuam na primeira divisão das 19 principais ligas nacionais da Europa, de acordo com os coeficientes da Uefa. A lista considera países como Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha, França, Holanda, Portugal, Turquia e Grécia.
Apesar de ter apresentado um número impressionante na carreira, Taison já foi ainda melhor em outros dois anos. Em 2015/16 e em 2018/19, quando jogava no Shakhtar Donetsk, ele entregou 15 assistências. A questão surgiu como um dos motivos para que o jogador se tornasse ídolo na Ucrânia.
Taison não repetiu bom rendimento no Inter
O meia-atacante Taison acertou retorno ao futebol brasileiro para defender as cores do Inter. No entanto, a volta pra casa acabou não tendo o desempenho esperado. Ele ficou marcado por lesões, problemas pessoais e discussões com a diretoria. Desta forma, o jogador rescindiu o contrato no começo do ano passado e assinou vínculo com o PAOK.
Veja os garçons brasileiros na Europa em 2023/24:
- 1 – Taison (PAOK-GRE): 13 assistências
- 2 – Galeno (Porto-POR): 12 assistências
- 2 – Raphinha (Barcelona-ESP): 12 assistências
- 4 – Vinícius Jr. (Real Madrid-ESP): 11 assistências
- 5 – Bernard (Panathinaikos-GRE): 10 assistência
- 5 -Bruno Guimarães (Newcastle-ING): 10 assistências
- 5 -David Neres (Benfica-POR): 10 assistências
- 5 -Douglas Luiz (Aston Villa-ING): 10 assistências
- 5 – Pepê (Porto-POR): 10 assistências
- 5 – Wendel (Zenit São Petersburgo-RUS): 10 assistências
- 5 – Yan Couto (Girona-ESP): 10 assistências